Uma alimentação saudável faz bem a saúde e pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem fazer toda a diferença no dia-a-dia e na vida de um indivíduo. Essa mudança pode começar já no café da manhã.
A dica é trocar o pão francês pelo integral. Além de começar o dia protegendo as artérias, a massa integral possui boas doses de fibras. O nutrólogo Maximo Asinelli, explica que esses ingredientes servem de alimento para as bactérias, que podem fabricar mais propionato, uma substância que pode diminuir a produção de colesterol.
O pão francês é a preferência nacional, mas deve ser consumido com cuidado. “Ele contém carboidrato que é importante na dieta de uma pessoa, pois é uma fonte de energia e garante que o corpo poupe suas preciosas proteínas musculares da queima metabólica. Porém, em excesso não faz bem para a saúde”, diz Asinelli.
Já a versão integral, além de ser mais saudável, melhora o trânsito intestinal, diminui o esvaziamento gástrico com prolongamento da saciedade e a reduz a absorção do colesterol e da glicose. “Mas para isso, recomenda-se a ingestão de no mínimo 25 gramas de fibras por dia”, conclui Asinelli.